22 janeiro 2007

CORALISTAS PRECISAM-SE !!!

O movimento coral amador tem sido vítima do crescente "cosmopolitismo consumista" que tem tomado conta da sociedade portuguesa, traduzido num crescente comodismo individual, a par de um cada vez menor interesse por novas aprendizagens e práticas culturais...
Por outro lado, tal como o comprova o Concurso dos Grandes Portugueses da RTP, somos um - Povo de Poetas - , isto é, um Povo virado para a introspecção e para o individualismo.
Por tudo isto, encontrar coralistas nunca foi tarefa fácil, como o comprova as várias dezenas de anos que Tomar esteve sem conseguir uma organização coral.
Nos dias de hoje pior, ou seja, integrar coralistas num verdadeiro espírito de amador, com o espírito de sacrifício e o empenho necessário para tirar verdadeiro prazer espiritual naquilo que se faz está cada vez mais difícil...
Na presente fase, ao contrário do início do coro, o problema maior situa-se nos naipes masculinos…
Depois de todo o esforço feito durante as comemorações do centenário de Lopes-Graça, o Coro Canto-Firme vai entrar numa fase de programação de trabalho, sem concertos ou outras apresentações públicas, de forma a permitir a integração de novos coralistas, isto é, de pessoas que tenham desejo em cantar e estar em grupo… Tudo isto - Para que Tomar possa continuar a cantar!!!

O CULTO DO LOPES

Durante as comemorações do centenário do compositor Fernando Lopes-Graça, não só Tomar se viu envolvida e empenhada em tais comemorações, como a Escola de Música Canto-Firme tenha feito um esforço para que a prática musical dos nossos alunos passasse pela execução da obra do compositor.
Não deixa por isso de merecer ficar registado, o facto de um grupo de alunos da nossa Escola de Música, que se auto-baptizou como – O Culto do Lopes -, se ter organizado para ir tocar no Sábado passado, dia 20, ao pé da estátua de Lopes-Graça e Nini Ferreira, executando alguns arranjos das famosas canções heróicas do compositor tomarense.
Em linguagem pedagógica, tal “performance”, acaba por representar um bom produto de aprendizagem... Que se espera ver repetidos noutros Sábados…