05 março 2007

COMEMORAÇÕES DO XXVII ANIVERSÁRIO DA CANTO FIRME

A Canto Firme de Tomar Associação de Cultura comemora Sábado, dia 10 de Março, mais um Aniversário. Esta comemoração, para a qual convidamos todos os sócios e amigos da Associação, decorrerá de acordo com a seguinte programação:

15.00 HORAS - A FESTA DA MÚSICA

Agora que o CCB acabou com a Festa da Música, esta 3ª edição da Festa da Música da Canto Firme ganha uma renovada importância. Dá vontade de dizer que - se gostou do espírito da Festa da Música do CCB é aparecer na Canto Firme, no dia 10 a partir das 15 horas da tarde onde, na Sala Mota – Lima, na Sala Kodaly e no auditório Lopes-Graça decorrerão pequenos concertos de 15 a 20 minutos, em simultâneo e rotação, com títulos tão sugestivos como A Loja dos Brinquedos, o Canto no Canto, de Paris a Viena, Viagem pela Rússia, Dulce Mixtura e Tagarelus Musicalis, onde as várias classes de instrumentos apresentarão música de todas as épocas e autores europeus.
Trata-se de criar condições para a audição de boa música, num ambiente de descontracção e festa como será próprio de quem deseja passar o dia de aniversário entre amigos.

18.00 HORAS - SESSÃO SOLENE

Como todos os anos, realiza-se a Assembleia-Geral de Sócios, comemorativa do aniversário e tornada solene com a presença das individualidades que, convidadas atempadamente, reconhecem a importância da Associação na vida cultural tomarense.

18.55 HORAS - BAPTISMO DA SALA-OFICINA JOÃO MOTA

Na Sede Social da Canto Firme são várias as salas que têm nomes de gente que, de alguma forma, marcou ou influenciou o percurso formativo da própria Associação. Para além do nome, afixa-se um pequeno currículo que serve de memorial para os vindouros.
Este ano, por iniciativa da Oficina de Teatro irá ser baptizada a sala polivalente da Associação com o nome Sala-Oficina João Mota, tomarense, fundador da Escola Superior de Teatro e da Comuna Teatro Pesquisa, colaborador e amigo da Canto-Firme.
Trata-se de um amplo Salão onde se desenvolvem as actividades da Oficina da Criança e da Oficina de Teatro, duas áreas onde João Mota é personalidade histórica e marcante no nosso país.
O nome de João Mota passará a acompanhar os nomes de Deoclécio Mina, Fernando de Araújo Ferreira, Fernando Lopes-Graça, Irmãos Mota – Lima, Ilda Barata, Manuela Tamagnini e Zoltan Kodaly.

19.00 HORAS - ESPECTÁCULO SURPRESA

No espaço de Teatro da Sala-Oficina será realizado um espectáculo onde gente da casa assinalará a ocasião.

20.00 HORAS - DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE JANTAR DE ANIVERSÁRIO

Os jantares de aniversários associativos são, nos dias de hoje, das actividades culturais mais participadas em Tomar. Como preenchemos a tarde com actividade cultural (possivelmente não tão participada como um eventual jantar…), e não querendo de modo nenhum perder a oportunidade de confraternizar e de partilhar o nosso bolo de anos, realizamos uma espécie de jantar de aniversário, onde a conversa e o convívio acompanham a degustação dos rissóis, dos croquetes e dos pasteis de bacalhau, mais aquilo que cada um quiser trazer.
Não sendo necessária marcação prévia serão bem vindos todos aqueles que connosco quiserem comemorar este dia.