13 maio 2008

Zukis no Convento no Dia Mundial da Criança

Convento de Cristo - Claustro Principal - 1 de Junho - 16h30
Dia Mundial da Criança
Concerto pela Orquestra de Peuenos Violinos - Os Sukis
da
Escola de Música Canto-Firme
Conservatório do Choral Phydellius
Escola der Música do Orfeão de Leiria

As Actividades de Complemento

A Escola de Música Canto Firme e as
Actividades de Complemento Curricular no Concelho de Tomar

Em 2006/2007 a Canto-Firme não integrou nenhum dos Projectos implementados em Tomar por se ter verificado que os subsídios para tais actividades seriam apenas atribuídos a uma única entidade por Agrupamento, isto é, ao Agrupamento, Associação de Pais ou Associações IPS, o que acabou por nos excluir à partida.

Em finais de Setembro desse ano, a Escola de Música Canto Firme foi convidada pela Câmara a assegurar as actividades de Música no Projecto da Autarquia para as Actividades de Complemento de dois Agrupamentos do Concelho.

Dado o ano lectivo já se ter iniciado, tal convite teve de ser recusado uma vez que os Professores da Canto Firme já tinham os seus contratos assinados, para além de, com o ano lectivo a decorrer, não nos parecer possível a contratação de outros Professores que assegurassem um trabalho pedagógico digno.

No ano lectivo de 2007/2008, soubemos pela comunicação social local que a Música do Projecto Autárquico das Actividades de Complemento para os agrupamentos Santa Iria e Nuno Álvares, tinha sido entregues, através de protocolo assinado com o executivo camarário, à Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, colectividade IPSS, que assim ficou com a cobertura completa do concelho.

Por tal "processo negocial" não nos ter parecido correcto e muito menos correcto, contactámos telefonicamente a Vereadora Drª Rosário Simões, tendo por ela sido informados que a posição adoptada pela Canto Firme, no ano anterior (o não aceitar a música em Setembro...), a levou a concluir que a Escola de Música Canto Firme não estaria interessada na Música como Actividade de Complemento.

Abstemo-nos de avaliar semelhante ilação. Tomámos conhecimento que o protocolo assinado com a Sociedade Gualdim Pais só poderia ser revisto se fosse denunciado por uma das partes apenas se uma delas não cumprisse o estabelecido, o que não era de todo previsível.
Esta posição significa que A Escola de Música Canto-Firme para os anos – lectivos seguintes está impedida de poder leccionar Actividades de Complemento por um acordo entre a Sociedade Gualdim Pais e a Câmara Municipal.

Esta situação é no mínimo caricata para a autarquia...

Acontece que com a Reforma para o Ensino Vocacional de Música, que entrará em vigor no próximo ano lectivo (informação in Grupo de Trabalho para a Reestruturação do Ensino Artístico), as aulas do nível preparatório de tal ramo de ensino serão integradas nas Actividades de Complemento Curricular.
Tal facto implica que o afastamento da Escola de Música Canto-Firme das referidas actividades significará a extinção de tal nível de Ensino do seu currículo, o qual representa 60% do número total dos seus alunos e, consequentemente, a médio prazo a extinção do regime básico. .
Até agora, a esta situação deseperante para a CF, os Serviços de Educação não resolveram nada...
Ditosa terra que tais filhos tem !!!


.