
16 dezembro 2009
16 novembro 2009
30 outubro 2009
CURSOS PROFISSIONAIS
A Escola de Música Canto-Firme vai abrir Cursos Profissionais de Nível 3 na área da Música, ainda no ano lectivo de 2009/2010, tendo em vista o ensino artístico especializado/profissional.
Estes Cursos são de dupla certificação, isto é, para além do diploma de 12º ano dão ainda certificação profissional de instrumentista (nível 3).
Sendo a estrutura destes cursos modular, os três anos lectivos apenas terão interrupção em Agosto começando logo que possível.
As pré-inscrições decorrem de 2 a 28 de Novembro e as Provas de Admissão terão lugar em data a anunciar posteriormente.
A Abertura destes Cursos teve a autorização, por despacho extraordinário de 9/10/2009, de Sua Exa o Secretário de Estado da Educação.
Serão abertos dois cursos: Instrumentista de Cordas e Teclados; Instrumentista de Sopro e Percussão.
Estes Cursos têm o apoio do FSE e foram revistos e inseridos no “processo de Bolonha” constituindo uma evidente mais valia para o futuro social, económico e artístico do nosso concelho e chamando até nós, não só professores de nomeada, como alunos de toda a região.
Mais Informações:
Escola de Música Canto Firme de Tomar
Rua D. Lopo Dias de Sousa - Apartado 271
2304-909 TOMAR
Tel. 249 314 251 - Fax. 249 323 059
e-mail: cantofirmedetomar.escolamusica@net.novis.pt
14 outubro 2009
16 julho 2009
Concerto - Orquestrinha da Escola de Música Canto Firme

Após uma semana de estágio a Orquestrinha irá realizar um concerto de encerramento das suas actividades neste ano lectivo.
Auditório Fernando Lopes Graça
Sexta 24 de Julho pelas 21h30
Aqui fica também o horário para os alunos mais destraidos.
Horário
Segunda
14h30 às 16h30 – Ensaio de Naipe
17h00 às 18h00
Terça
11h00 às 13h00 – Ensaio de Naipe
Almoço *
14h30 às 16h30
17h00 às 18h00
Quarta
11h00 às 13h00
Almoço *
14h30 às 16h00
Quinta
11h00 às 13h00
Almoço *
14h30 às 16h30
17h00 às 18h00
Sexta
15h00 às 17h00
Jantar (oferecido pela Escola)
20h30 – Ensaio de Colocação
21h30 – Concerto
* Os alunos podem almoçar na Canto Firme.
Os almoços têm que ser marcados no dia anterior.
22 junho 2009
Filarmónica Fraude
16 junho 2009
JANTAR E SERÃO NO MOUCHÃO COM MUITA ANIMAÇÃO
Para além de música coral, vocal e instrumental, haverá ainda teatro, poesia, outras artes e até jogos florais.
Informações e marcações pelo 249314251 ou na Sede da Canto-Firme, na Rua D. Lopo Dias de Sousa.

A MÚSICA CORAL COMO PROLONGAMENTO DO ESPAÇO
Pretende-se um concerto que a fruição, o gozo e o prazer de quem canta se transmita a quem quiser ouvir.

“PIRATAUTOMÁTICO” apresenta peça “Técnica”

“PIRATAUTOMÁTICO” é o grupo de teatro adstrito à Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Em Outubro de 2006, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Leiria decidiu criar um projecto de teatro. Simão Vieira, o colaborador convidado, além do modelo de trabalho, propôs um nome de alcance programático: PIRATAUTOMÁTICO (recurso para trocar as voltas, surpreender, libertar). A primeira produção, Viva, Morra, Chão e Céu Fora, foi apresentada em 2007, seguindo-se, em 2008, Fulano, Beltrano (tropeças neste mundo enquanto pensas noutro) e, este ano, Técnica – peças escritas e encenadas por Simão Vieira, correspondendo ao propósito de valorizar as peculiaridades do colectivo através de textos originais.
“Técnica” explorando com humor temas/problemas do teatro, chama a atenção para o confronto entre arte e eficácia, num movimento que revela actores instáveis, cenógrafos obsessivos e um animado grupo de carpinteiros e electricistas.
A peça tem texto, encenação, concepção plástica e música de Simão Vieira; é interpretada por Cátia Henriques, Joana Gomes, Joana Vieira, Liliana Silva, Maria Jeromito, Maria Matos, Raquel Monteiro e Susana Santos.
03 junho 2009
V Curso de Orquestra de Sopros

28 maio 2009
27 maio 2009
No próximo sábado, dia 30 de Maio realizar-se-á pelas 18h30, no Auditório Fernando Lopes Graça o Concerto dos Laureados do concurso: “O Melhor Instrumentista” 2008/2009.
Este concurso é já uma actividade regular da Escola de Música Canto Firme de Tomar e à semelhança do que tem vindo a acontecer nas edições anteriores deste concurso terminará mais uma vez com o concerto dos laureados onde será anunciado o vencedor absoluto deste concurso e serão distribuídos os prémios aos alunos vencedores.
Este ano foram vencedores o aluno de piano Lucas Filipe Roberto de Barros - no I Escalão; José Manuel Rio Brás Patrício Alves, aluno de violoncelo – no II Escalão e no IV Escalão Bruno Miguel Marques dos Santos, aluno de saxofone.
Nesta edição do concurso “O Melhor Instrumentista” foram ainda atribuídas quatro menções honrosas: Diogo Marante Pereira (aluno de guitarra e participante no I Escalão); Ana Margarida Frazão Costa (aluna de Flauta Transversal e participante do II Escalão); Jin Fuhrken (participante do IV Escalão e aluno de piano) e Inês Catarina Marinho Cordeiro (V Escalão e aluna de piano).
O concerto será o culminar deste concurso que é, acima de tudo, uma forma de motivar os alunos e de recompensar aqueles que mais se empenham. Para que este momento seja ainda mais especial contamos com a sua presença!
No historial do Coro Canto-Firme já existem numerosos intercâmbios corais com países europeus como Espanha, França, Hungria, Áustria e Inglaterra.
Há dois anos que iniciámos o primeiro intercâmbio para fora da Europa, com um Coro da Seychelles, pequeno país com uma economia baseada, essencialmente, no turismo e com uma população racialmente muito diversificada, intercâmbio que pretendemos concluir com a nossa presença naquele país de 17 a 27 de Agosto.
O Coro Canto-Firme pretende apresentar-se com uma formação de cerca de 30 coralistas e com uma programação diversificada, baseada num repertório o mais representante da lusofonia que nos for possível, com especial incidência em Lopes-Graça, Carrapatoso (Portugal) e Villa-Lobos (Brasil), cancioneiro do palácio e de Elvas e canções populares portuguesas e africanas.
Dado termos como lema neste tipo de intercâmbio, não descriminar nenhum coralista por motivos económicos e dado o elevado preço da viagem, há dois anos a esta parte que temos vindo a realizar actividades para angariação de fundos, bem como a contribuir com uma pequena quantia mensal que possa cobrir o preço de cada viagem.
Neste momento, preparamos várias actividades públicas de angariação de fundos, para as quais contamos com a solidariedade dos tomarenses.
(OFICINA DA CRIANÇA CANTO FIRME)
Estão abertas as inscrições para as crianças do 1º ciclo que pretendam frequentar a Oficina da Criança da Canto Firme no próximo ano lectivo. Além do acompanhamento do estudo, as crianças desenvolvem ainda actividades de âmbito desportivo, artes plásticas, música, instrumento e inglês.