22 janeiro 2007

CORALISTAS PRECISAM-SE !!!

O movimento coral amador tem sido vítima do crescente "cosmopolitismo consumista" que tem tomado conta da sociedade portuguesa, traduzido num crescente comodismo individual, a par de um cada vez menor interesse por novas aprendizagens e práticas culturais...
Por outro lado, tal como o comprova o Concurso dos Grandes Portugueses da RTP, somos um - Povo de Poetas - , isto é, um Povo virado para a introspecção e para o individualismo.
Por tudo isto, encontrar coralistas nunca foi tarefa fácil, como o comprova as várias dezenas de anos que Tomar esteve sem conseguir uma organização coral.
Nos dias de hoje pior, ou seja, integrar coralistas num verdadeiro espírito de amador, com o espírito de sacrifício e o empenho necessário para tirar verdadeiro prazer espiritual naquilo que se faz está cada vez mais difícil...
Na presente fase, ao contrário do início do coro, o problema maior situa-se nos naipes masculinos…
Depois de todo o esforço feito durante as comemorações do centenário de Lopes-Graça, o Coro Canto-Firme vai entrar numa fase de programação de trabalho, sem concertos ou outras apresentações públicas, de forma a permitir a integração de novos coralistas, isto é, de pessoas que tenham desejo em cantar e estar em grupo… Tudo isto - Para que Tomar possa continuar a cantar!!!

Sem comentários: