24 setembro 2006

Ciclo de Música de Lopes-Graça - Cantar Natal

CICLO DE MÚSICA CANTAR NATAL
NA
COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE LOPES-GRAÇA

A realização do Ciclo de Música de Sopesaras no Cantar Natal afigura-se como um reencontro artístico e estético entre a música do compositor e a sua terra natal.
Dentro das limitações próprias de uma Associação como a Canto Firme e de uma Autarquia como a de Tomar, pares na organização deste ciclo, ponderou-se a escolha de um repertório diversificado, de alguma forma representativo ao nível do interesse de divulgação e dignificante para a Cidade de Tomar.
Escolheu-se para abertura o dia 20 de Outubro, dia de Stª Iria, data que o compositor sempre prezou, sobretudo por ser a época da Feira das Passas (frutos secos), “mimo” que seus pais sempre lhe enviavam para Lisboa.
A periodicidade dos eventos musicais será no mínimo semanal. Durante o Mês de Outubro e Novembro no Auditório Lopes-Graça (da Canto Firme) ou no Auditório da Biblioteca Municipal, ficando os concertos de Dezembro para o Cine-Teatro de Tomar.
A data de 17 de Dezembro, aniversário natalício do compositor, marca o encerramento do Ciclo.
A abertura do Cantar Natal está a cargo do Coro Canto Firme (20 de Outubro), o qual terá a responsabilidade de simbolicamente representar a quinhão de escrita para coro a capella, parte importante e estrutural na obra do compositor. Neste concerto será apresentado integralmente o Livro I Série de Canções Regionais para Coro a Capella e algumas das obras que o compositor ofereceu e dedicou ao Coro Canto Firme, como o Díptíco Tomar e as Três Canções Corais.
O Duo Tonalis, constituído pela pianista brasileira Gláucia Leal e pela flautista portuguesa Sílvia Sobral, apresenta a 28 de Outubro, um interessante repertório de confronto entre os compositores brasileiros Guerra Peixe, Cláudio Santoro e Camargo Guarnieri com o português Lopes-Graça. Trata-se de músicos brasileiros que colaboraram de perto com a organização de concertos Sonata, que se cruzaram com Lopes-Graça no Brasil, em Portugal e na Europa, trocando activa correspondência sobre correntes estéticas e artísticas do seu tempo reflectindo em conjunto sobre a posição do artista e da arte na sociedade.
A vertente de intenções pedagógicas presente na obra do compositor está muito bem apresentada neste Ciclo.
Assim, de 3 a 5 de Novembro teremos o Curso de Interpretação de Música Portuguesa para Piano e Conjuntos Instrumentais dirigido por Olga Prats, com sessões abertas ao público interessado, bem como uma conferência por Sérgio Azevedo.
No dia 5 de Novembro realiza-se o Concerto Final dos Participantes no Curso.
Uma Audição, com alunos da Escola de Música Canto Firme, realiza-se a 11 de Novembro, onde será realizado o lançamento de um CD com as Canções e Rondas Infantis, adaptadas do cancioneiro popular português, com acompanhamento ao piano. Algumas destas canções serão executadas ao vivo por um Coro de Pequenos Cantores, sendo o programa completado com a apresentação de peças do Álbum do Jovem Pianista, e versões orquestrais de algumas das chamadas canções heróicas pela Orquestra da escola de Música.
Esta vertente mais pedagógica terminará, no dia 25 de Novembro, com um concerto organizado com Alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional e totalmente preenchido com obras de Fernando Lopes-Graça para os mais variados instrumentos e formações.
O Concerto do dia 18 de Novembro, com o título Lopes-Graça - popular e erudito, será dedicado ao repertório para guitarra e flauta, num concerto com Paulo Amorim (guitarra), intérprete que recentemente gravou as integrais para guitarra do compositor e João Pereira Coutinho na flauta.
As integrais para quarteto de cordas, serão apresentadas pelo Quarteto de S. Roque, no dia 1 de Dezembro, destacando-se na programação a apresentação das 14 Anotações, peça emblemática e marcante na obra do compositor para além da Suite Rústica nº2.
Segue-se no dia seguinte, 2 de Dezembro, a música para piano solo, uma das partes mais vastas e importante da tábua de obras de Fernando Lopes-Graça e que estará presente através do concerto de Miguel Borges Coelho, concerto que nos propõe um interessante confronto entre a Suite nº 7 In Memoriam de Bella Bartok de Lopes-Graça, com uma Sonata (1926) do próprio compositor húngaro.
No dia 12 de Dezembro apresenta-se o grupo “Opus Ensemble”, agrupamento paradigmático na música contemporânea portuguesa, que apresentará no Cine-Teatro de Tomar peças que o compositor tomarense lhes dedicou, individualmente ou em grupo, das quais se pode destacar Geórgicas (1989), obra que teve a sua primeira apresentação pública naquela sala de espectáculos e de concertos, na presença do compositor, na comemoração do aniversário dos seus oitenta anos.
O dia 17 de Dezembro, data do nascimento do compositor, terá como corolário um concerto com o pianista Miguel Henriques, o qual abriu as comemorações centenárias em Tomar, um ano antes, no Auditório da Biblioteca Municipal num concerto a solo, e a Orquestra Clássica de Espinho, dirigida por Cesário Costa.
Neste concerto destaque-se, pelo seu simbolismo, a execução do Scherso Heróico (à memória de Chopin) para Orquestra, obra escrita em Tomar nas férias grandes de 1949 e o 2º Concerto para Piano e Orquestra, apresentado pela 1ª vez em 1953, no Pavilhão dos Desportos, tendo depois sido revisto em 1971 e que, pela sua dimensão e dificuldade, muito poucas vezes tem sido executado.
O Ciclo de Música Sopesaras do Cantar Natal só é possível graças ao apoio do Ministério da Cultura, do Instituto das Artes, da Associação Canto-Firme de Tomar e da compreensão dos próprios músicos intervenientes.

1 comentário:

Flôr disse...

O programa é muito aliciante.
Mas também não era de esperar outra coisa!!